Quantidade de Páginas visitadas

Semana Pedagógica Colégio Estadual Adaucto da Silva Rocha



Os mais de 70 mil profissionais da educação retornaram nessa quarta-feira (20) às escolas da rede pública de ensino para participar da Semana Pedagógica - Julho 2011. Em todo Paraná professores, pedagogos e funcionários discutem, durante três dias, a importância da linguagem e da avaliação escolar na aprendizagem dos estudantes, e ensino fundamental de 9 anos. As atividades antecedem o retorno de 1,3 milhão de alunos que acontece na próxima segunda-feira (25). Também participam representantes da Associação de Pais, Mestres e Funcionários e do Grêmio Estudantil.



Para a superintendente de Educação, Meroujy Cavet, o conhecimento dos índices de avaliação interna e externa da escola serve de subsídio para promover melhorias na qualidade da educação oferecida aos estudantes. “Desta forma, o gestor escolar tem condições de propor ações voltadas à promoção da aprendizagem e à redução da evasão escolar”, ressaltou. Algumas das discussões são resultados das informações levantadas pela semana pedagógica realizada no início do ano, como temas envolvendo aprendizagem, projeto político pedagógico, matriz curricular e regimento da escola.



Para Rosini dos Santos Maroneze, diretora auxiliar do Colégio Estadual Vila Guaíra, de Goioerê, a semana contribuirá para os trabalhos que serão desenvolvidos pela escola na continuidade do decorrer do ano letivo. “Tivemos contato antecipado com o material, verificamos o conteúdo dos mesmos e vimos que, tratava-se do atendimento de um antigo anseio dos professores, uma linguagem prática e direta, que nos dá a oportunidade de tratar a realidade da escola”, disse.



Ela ainda parabenizou a iniciativa da Seed que disponibilizou o segundo dia para uma discussão por disciplina. “Temos a oportunidade da troca de experiências e de um estudo específico”, salientou a diretora.



Visão semelhante possui Kelly Regina da Silva Rodrigues, pedagoga do Colégio Estadual Joaquim Maximiano Marques, de Carlópolis “A Semana Pedagógica, da forma como foi organizada pela Seed proporciona aos educadores um momento muito importante para discutir os assuntos pertinentes à escola e à educação como um todo”.



As avaliações externas, como a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), são aplicadas pelo governo federal para avaliar a qualidade de ensino oferecido pelo sistema educacional do País. A aplicação dos questionários do Saeb e da Prova Brasil acontece entre 7 e 18 de novembro.



As avaliações, juntamente com as taxas de evasão e reprovação, retiradas do Censo Escolar, determinam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2009, o Paraná ficou com a média de 5,2 nos anos iniciais do ensino fundamental, de 4,2 nos finais e de 3,9 para o ensino médio.














Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito